Espiritismo ou Doutrina Espírita é uma doutrina religiosa e filosófica ‘codificada’ (ou seja, tomou corpo de doutrina – pela universalidade dos ensinos dos espíritos) pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec.
É baseada em cinco ‘obras básicas’, chamadas de Codificação Espírita, publicadas por Kardec entre 1857 e 1868. A codificação é composta por O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Somam-se ainda as chamadas obras ‘complementares’, como O Que é o Espiritismo?, Revista Espírita e Obras Póstumas.
Preceitos básicos do Espiritismo:
- Deus: um Deus único e perfeito.
- Espírito: o espírito é imortal e indestrutível. Existia antes de nossa vida presente e sobreviverá à morte do nosso corpo físico.
- Progresso espiritual: Todos os espíritos são criados simples e ignorantes e estão predestinados à perfeição. O espírito jamais regride, sempre evolui. Todos os espíritos atingirão a perfeição por seu próprio mérito, no exercício do aprimoramento moral e da implantação de sua capacidade intelectual.
- Reencarnação: o espírito imortal retorna ao mundo físico quantas vezes forem necessárias para que experimentando diversas situações, possa ganhar sabedoria.
- Comunicação com os espíritos: o Espiritismo compreende como natural o intercâmbio entre os mundos físico e espiritual.
- Jesus Cristo: Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus o enviou como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei de Deus.
- Reforma íntima: por compreender sua imperfeição, os espíritas tomam para si a responsabilidade de aprimorar-se moralmente. Chamam esse processo de reforma íntima.
- Livre-arbítrio: o espírito é senhor de seu destino. Tem autonomia para fazer o que bem entende. Escolhe seus caminhos e por ele segue.
- Causa e efeito: pelo livre-arbítrio o espírito age como deseja, mas, por justiça das leis divinas, experimenta inexoravelmente a ventura ou o sofrimento como resultado de suas ações.
- “Fora da caridade não há salvação”: espíritas buscam a prática do bem e pregam a prática da caridade como essencial na conquista da evolução espiritual.
O Espiritismo busca manter-se o mais próximo possível do Cristianismo puro. Não tem dogmas, ritos, paramentos, dízimo, dias sagrados, cidades sagradas, templos especiais, orações padrão e outras práticas supersticiosas ou superficiais. Prende-se apenas a temas relevantes como o estudo, a reforma íntima e a busca incessante do bem.